Acessos

A CE-040 liga a Capital aos principais destinos turísticos localizados na Costa do Sol Nascente. Para a Costa do Sol Poente, a CE-085 ou Rodovia Estruturante, leva os visitantes a São Gonçalo do Amarante (Pecém/Porto e Taíba), Paraipaba (Praia da Lagoinha) até Itapipoca (Praia da Baleia). A BR-020 liga Fortaleza à região central do Estado, que por sua vez dá acesso a Serra da Ibiapaba e Sertão dos Inhamuns.

A BR-116, maior rodovia totalmente pavimentada do País, com aproximadamente 4.513 quilômetros e que passa por dez estados, tem início em Fortaleza e termina na cidade de Jaguarão, no estado do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.

Por via marítima, o visitante pode chegar a Fortaleza pelo Porto de Fortaleza, localizado na bela Enseada do Mucuripe. Ele foi recentemente adaptado para receber os cruzeiros marítimos que visitam a costa brasileira.

Para o turista, a vantagem é a localização do porto, pois são menos de 10 minutos para as melhores praias de Fortaleza os principais centros de compra e a região hoteleira da cidade.