Aeroporto

AEROPORTO INTERNACIONAL PINTO MARTINS

O Aeroporto Internacional Pinto Martins (IATA: FOR, ICAO: SBFZ), localizado a apenas 8 Km do Centro de Fortaleza, é o 12º mais movimentado do País e o 3° do Nordeste em volume de passageiros domésticos e internacionais, segundo a lista dos mais movimentados aeroportos do Brasil.

Situado no bairro Serrinha (Av. Senador Carlos Jereissati, 3.000), o Aeroporto de Fortaleza teve suas origens na pista do Alto da Balança, construída na década de 1930 e utilizada até o ano 2000 pelo Aeroclube do Ceará. O novo e moderno terminal de passageiros, com 32 mil metros quadrados, foi inaugurado em fevereiro de 1998.

O novo terminal tem capacidade para 2,5 milhões de passageiros/ano, 14 posições para estacionamento de aeronaves de pequeno, médio e grande porte (inclui-se Boeing 747- 400), o TAG (Terminal de Aviação Geral) possui sete hangares, 29 posições de estacionamento de aeronaves de pequeno porte, três pontos de estacionamento de helicópteros e vias de serviço e estacionamento público com 900 vagas.

No aeroporto estão disponíveis serviços de informações turísticas, agências de turismo, pontos de táxis (comum e especial), locadoras de veículos, ônibus (urbano, executivo e para embarque/desembarque remotos), praça de alimentação, free-shop, posto de primeiros socorros, Sala VIP e aeroshop com 40 lojas.

ÔNIBUS
Não há ônibus executivos que servem diretamente o aeroporto, porém, várias linhas urbanas fazem transporte para o Aeroporto de Fortaleza, ligando-o a várias regiões da cidade.

Linhas de ônibus urbano
404 – Aeroporto/Benfica/Rodoviária
Itinerário: Aeroporto – Rodoviária – Centro – Aeroporto
Local de embarque: Subsolo – parada de ônibus urbano
Horário de funcionamento: 05h10 às 22h.

066 – Parangaba/Papicu/Aeroporto
Itinerário: Terminal Papicu – Aeroporto – Terminal Parangaba – Av. Senador Carlos
Jereissati (avenida do aeorporto) – Shopping Iguatemi – Terminal Papicu
Local de embarque: Subsolo – parada de ônibus urbano
Horário de funcionamento: 05h às 23h.

027 – Siqueira/Papicu/Aeroporto
Itinerário: Terminal Papicu – Aeroporto – Terminal Siqueira – Av. Senador Carlos
Jereissati (avenida do aeroporto) – Shopping Aldeota – Terminal Papicu
Local de embarque: Subsolo – parada de ônibus urbano
Horário de funcionamento: 05h às 23h.

TRANSPORTE DE TÁXI PARA O AEROPORTO
As cooperativas Coopertaxi e Coopaero prestam serviços de táxi para os usuários do Aeroporto de Fortaleza. A Coopertáxi opera com uma frota de táxis comuns e especiais e a Coopaero com táxis especiais. O ponto de táxi fica localizado em frente ao Terminal de Passageiros, no piso térreo. Ambas cooperativas trabalham em regime 24 horas. (Fonte: http://www.aeroportofortaleza.net/)

HISTÓRIA
Durante a Segunda Guerra Mundial, o aeroporto, que funcionava na região denominada Alto da Balança, serviu de base de apoio às Forças Aliadas, época em que foi construída a segunda pista de pousos e decolagens (Base do Cocorote/Cocó Route) e que, hoje, é a atual pista principal do Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza.

Em 13 de maio de 1952, o aeroporto ganhou o nome de Pinto Martins, em homenagem ao cearense Euclides Pinto Martins que realizou o primeiro voo sobre o Oceano Atlântico, entre Nova Iorque e o Rio de Janeiro, no início da década de 1920, a bordo do hidroavião Sampaio Correia.

A segunda pista do Alto da Balança foi ampliada de 1.500m para 2.545m em 1963. O primeiro terminal de passageiros e o pátio de aeronaves foram construídos em 1966. A administração do aeroporto foi transferida à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), em 7 de janeiro de 1974 (Portaria nº 120/GM5, de 3 de dezembro de 1973), quando teve início uma série de obras para revitalização e ampliação do complexo aeroportuário, entre elas a do pátio e a do terminal de passageiros.

Atualmente, o antigo Aeroporto de Fortaleza (localizado na margem oposta da atual pista) funciona como Terminal de Aviação Geral (TAG), onde opera a aviação de pequeno porte (aviação geral, executiva e táxi aéreo).

Deixe seu comentário