História da Emcetur

Antiga Cadeia Pública

emcetur_antiga

A Antiga Cadeia Pública localiza-se na Rua Senador Pompeu. É um edifício de meados do século XIX que se converteu no Centro do Turismo da Cidade, se de do Museu de Arte Popular e do Museu da Mineralogia, entre outras coisas. Informações adicionais: Idealizada pelo engenheiro Manuel Castro de Gouveia em meados dos anos 50, o prédio da Antiga Cadeia Pública foi desativado em função da construção do Instituto Penal Paulo Sarasate, alguns anos mais tarde.

emcetur1

O prédio de linhas neo-clássicas foi reformado e passou então a funcionar como Centro de Turismo de Fortaleza, tornando-se sede da Emcetur – Empresa Cearense de Turismo.Além de receber turistas e fornecer informações locais para os viajantes, o centro também abriga o comércio de artesanatos e produtos típicos do local. As celas servem como boxes, oferecendo espaço para que os artesão demonstrem suas peças e, no pavilhão, há espaços culturais: o Museu de Arte Popular e o Museu de Mineralogia.

emcetur2

O que mais me chamou atenção foi perceber que a cela onde ficavam os pressos está super preserada, inclusive com a fechadura antiga.

O Com certeza a segunda foto foi a que me chamou mais atenção por esse detalhe de época! Isso me fez pensar…quantas pessoas já passaram por essa cela…o que essas grades escondem